PT

Lagoas Park – Volvo – Sistema de Carregamento de Veículos Elétricos

Junho 2021


A TDGI adjudicou à Domótica SGTA o fornecimento e colocação em serviço de 13 carreadores de veículos elétricos EVLINK Smart Wallbox de 22 KW da Schneider Electric e respetivo sistema de gestão de cargas para os escritórios da Volvo no Edifício 14 do Lagoas Park.

O sistema de gestão de carga é suportado por um Automation Server da Schneider Electric, uma solução desenvolvida em parceria com o próprio fabricante.

PT

BPI – Rua da Saudade

Junho 2021


O Banco BPI está a remodelar o interior do edifício da Rua da Saudade no Porto, nomeadamente os pisos 0, 1, 2 e 8.

O projeto das instalações técnicas foi da responsabilidade da Neoget, sendo a solução especificada para o Sistema de Gestão Técnica ancorada em controladores LIOB-58x e LDALI da Loytec, distribuídos por quatro bastidores de gestão técnica (um por pisos), com supervisão através de páginas web.

O empreiteiro geral designado para a execução da obra foi a Vector Mais, sendo o instalador elétrico selecionado a IEOL.

Por solicitação do BPI, a Domótica SGTA 4.0 apresentou várias propostas de alteração ao projeto, nomeadamente a introdução de um AS-P da Schneider Electric no bastidor de gestão do Piso 0 para permitir a supervisão através do Enterprise Server, dotando o banco de uma plataforma de supervisão comum a vários edifícios.

PT

McDonald’s – Massamá Sul

Junho 2021


A Domótica SGTA angariou mais um sistema de gestão técnica de um restaurante McDonald’s. Desta feita foi o restaurante de Massamá Sul.

PT

Infinity Tower

Junho 2021


Este edifício residencial contará 26 pisos acima do solo e será composto por 195 apartamentos com tipologias que vão desde o T0 até ao T5 duplex, num total de 53.184 m2 de área. Os seus 80 metros de altura fazem dele um dos edifícios mais alto de Lisboa. Situado em Campolide, oferecerá uma vista panorâmica sobre a cidade, designadamente Monsanto, Lisboa e o rio Tejo. A sua implantação em forma de trevo ramifica o núcleo central em três braços distendidos amplamente sobre a cidade.

O proprietário é a Vanguard Properties, sendo o projeto de arquitetura do gabinete Saraiva & Associados. Os projetos de instalações técnicas, incluindo o Sistema de Gestão Técnica, foram da responsabilidade do EACE – Engenheiros Associados.

O projeto do Sistema de Gestão Técnica dos serviços comuns do edifício considera 13 quadros de gestão técnica num total de 1.900 pontos físicos. A estes pontos físicos acrescem 900 pontos a integrar via protocolo de vários sistemas, como sejam os Elevadores, o Sistema de Produção Solar Térmico, as UPS, as UTAs e UTANs, os Analisadores de Rede, os Grupos Geradores, a Fonte Central de Iluminação de Emergência, os Contadores Água e o CPI.

O sistema de gestão de carga de veículos elétricos, composto por 6 quadros, num total de 230 postos de carregamento, estava incluído no projeto de instalações elétricas, mas na fase negocial foi integrado no Sistema de Gestão Técnica Centralizada.

A solução técnica proposta pela Domótica SGTA considera a instalação de 20 Automation Servers AS-P da Schneider Electric (há um quadro de gestão técnica com dois AS-P) e uma gateway M-Bus/BACnet para integração dos contadores de água. O software de supervisão proposto foi o Enterprise Server, também da Schneider Electric.

A Mota-Engil foi o empreiteiro geral selecionado, tendo o seu departamento de eletromecânica ficado responsável pelas instalações técnicas. Após um longo processo negocial que se iniciou em set.2018, a Domótica SGTA angariou a empreitada de Gestão Técnica Centralizada.

PT

Centro de Dia de Porto Covo

Maio 2021


O Centro de Dia de Porto Covo está e plena fase de construção devendo estar concluído no verão deste ano.

Está prevista a instalação de um sistema de gestão técnica constituído por um Automation Server da Schneider Electric com os respetivos módulos de entradas e saídas e supervisão através de páginas web.

O empreiteiro das instalações elétricas – SMRE – também será responsável pelo sistema de gestão técnica, tendo adjudicado essa empreitada à Domótica SGTA.

PT

BPI – Avenida da Boavista – Piso 6

Maio 2021


Como consequência natural do bom trabalho executado no Edifício do BPI da Avenida da Boavista no Porto, trabalho esse cuja qualidade foi reconhecida por todos os intervenientes na primeira fase da obra, resultou na angariação da empreitada de gestão técnica do Piso 6 que agora se inicia.

Sendo o Piso 6 destinado à administração, e para se diferenciar dos restantes pisos, foi decidido adotar uma solução de painéis tácteis da Schneider Electric, impondo assim a adoção de room controllers RP-C-16A.

Neste piso, quer o empreiteiro geral, quer o instalador elétrico que foram selecionados foram distintos dos anteriores, sendo o nosso cliente a IMEG.

PT

McDonald’s – Póvoa de Santa Iria

Maio 2021


A Domótica SGTA angariou mais um sistema de gestão técnica de um restaurante McDonald’s. Desta feita foi o restaurante que atualmente está em fase de construção, na Póvoa de Santa Iria.

PT

Hotel Aqualuz Lagos

Maio 2021


O Hotel Aqualuz em Lagos dispõe atualmente um sistema de gestão técnica baseada em equipamento da Johnson Controls e Loytec que apresenta problemas de operacionalidade.

A empresa envolvida na manutenção das instalações técnicas – LGE Instalações Eléctricas S.A – consultou-nos para apresentarmos uma proposta para a substituição do sistema, tentando aproveitar o equipamento Loytec atualmente instalado.

A solução técnica passa por aproveitar os controladores LINX da Loytec, adicionando alguns módulos de entradas e saídas e substituir os controladores da Johnson Controls por novos LINX. O software de supervisão será o LWEB-900.

PT

Cuatrecasas – Piso 2

Abril 2021


Ainda a meio do processo de mudança de instalações, o gabinete de advogados Cuatrecasas decidiu alugar mais um piso no edifício do nº 6 da Avenida Fontes Pereira de Melo.

Estando a Domótica SGTA 4.0 a executar o Sistema de Gestão Técnica dos pisos previamente ocupados pela Cuatrecasas, e sendo as soluções técnica adotadas pelo projetista semelhantes, foi natural a seleção da mesma empresa por parte do cliente final, empreiteiro e instalador elétrico, no caso a Voltmoderno.

PT

Universidade Católica – Faculdade de Medicina

Abril 2021


A Universidade Católica irá abrir a primeira faculdade de medicina privada no país no Concelho de Sintra, remodelando um edifício com perto de 20 anos localizado próximo do Tagus Park.

O projeto de instalações técnica, incluindo o Sistema de Gestão Técnica Centralizada, foi da responsabilidade da IDOM e considera seis quadros de gestão técnica num total de 910 pontos físicos, além de controladores dedicados aos ventiloconvectores.

A solução técnica proposta pela Domótica SGTA previu Automation Servers AS-P nos quadros de gestão técnica e controladores RP-C-16A da Schneider Electric com painéis de parede da série Living Space para controlo dos ventiloconvectores.

A empreitada de AVAC foi adjudicada à Climacer tendo a Domótica SGTA 4.0 sido selecionada para executar o Sistema de Gestão Técnica.

PT

Hotel Vale dos Polvos - Aljezur

Abril 2021


O Hotel em Vale de Polvos, Aljezur, encontra-se inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A unidade hoteleira conta com várias construções que se distribuem ao longo de toda a propriedade do empreendimento turístico.

Para a unidade hoteleira estão previstos a construção dos seguintes edifícios:

- Edifício central designado de Fórum

- Edifício de SPA e piscina

- 34 blocos de apartamentos

O Fórum é o edifício no qual está incorporado a gestão do empreendimento. Na cave estão localizadas todas as zonas técnicas que proporcionam a gestão das diversas especialidades associadas à manutenção da unidade hoteleira.

Concluindo um longo processo comercial que teve início em 2016, mas intensificado com a Casa Ferreira em set.2020.

O próprio projeto da Ohmsor do Sistema de Gestão Técnica Centralizada sofreu várias alterações ao logo de todo este processo sendo a solução técnica da versão final constituída por 6 quadros de gestão técnica equipados com outros tantos Automation Servers AS-P da Schneider Electric, totalizando cerca de 350 pontos. Estão ainda previstas 13 integrações através de protocolos Mod-Bus e BACnet. A plataforma de supervisão será o Enterprise Server, também da Schnedier Electric.

PT

Quinta da Fonte – Edifício Q46 – Google

Abril 2021


A tecnológica Google continua a alugar novos espaço de escritórios no Concelho em Oeiras, desta feita no parque de escritórios Quinta da Fonte. Estão neste momento em fase de obra espaços nos edifícios Q36 e Q46, sendo as empreitadas gerais sido adjudicadas à VectorMais e Tetris, respetivamente.

Nas frações a serem ocupadas pela Google os projetos das instalações técnicas foram da responsabilidade da Quadrante, tendo sido adotados equipamentos e software “aprovados” pela própria Google.

A solução técnica proposta para o edifício Q46 respeita integralmente o projeto, sendo a supervisão suportada pela plataforma Enterprise Server da Schnedier Electric, os quadros de gestão técnica equipados com os Automation Servers AS-P também da Schneider Electric, a iluminação DALI dos open spaces e zonas comuns gerida por controladores L-DALI da Loytec e os ventiloconvectores e iluminação DALI dos gabinetes e salas de reunião controlados pelos room controllers ECY-PTU-207 com os painéis tácteis Allure Unitouch da Distech Controls.

PT

Edifício Monumental

Março 2021


O Edifício Monumental está atualmente a ser alvo de uma profunda remodelação.

Embora a Domótica SGTA não esteja envolvida na execução do sistema de gestão técnica centralizada do edifício, foi envolvida pela Schneider Electric na apresentação de propostas para o sistema de gestão de carregamentos de veículos elétricos.

A solução técnica proposta pela Schneider Electric passa por um Automation Server (AS-P) que comunica em protocolo Mod-Bus TCP com os vários carregadores de veículos elétricos, também propostos pela Schneider Electric.

Embora o negócio tenha sido liderado pela Schneider Electric, a adjudicação do sistema de gestão de cargas foi feita pela empresa Potauco diretamente à Domótica SGTA.

PT

Forum Algarve – Ventilação de Desenfumagem

Março 2021


A Domótica SGTA foi contratada para executar o controlo dos ventiladores de desenfumagem do Fórum Algarve, integrando-os no sistema de gestão técnica existente. Foi o próprio Fórum Algarve que adjudicou o trabalho.

PT

Novos escritórios Google no Lagoas Park

Março 2021


A tecnológica Google continua a ocupar novas áreas no Lagoas Park, em Oeiras. Desta feita, trata-se de expandir os escritórios nos edifícios 5 e 11 onde já se encontrava instalada.

A Domótica SGTA foi selecionada para o fornecimento e colocação em serviço em ambos os edifícios. No edifício 5 o cliente é a EIE e no edifício 11 o cliente é a Lusorede.

Em ambos os edifícios a solução técnica é semelhante e multimarca, sendo a supervisão suportada pela plataforma Enterprise Server da Schnedier, os quadros de gestão técnica equipados com os controladores JACE da Tridium, a iluminação DALI gerida por controladores L-DALI da Loytec e as unidades terminais controladas pelos room controllers da Distech Controls.

AO

Upgrade aos sistemas de gestão técnica do Hotel Trópico e Hotel Baía - Luanda

Fevereiro 2021


A TD Hoteles decidiu fazer o upgrade aos sistemas de gestão técnica dos hotéis Trópico e Baía em Luanda. A solução técnica passa por substituir os controladores TAC Xenta 400 (Hotel Trópico) e TAC Xenta 700 (Hotel Baía) por Automation Servers da Schneider Electric, permitindo assim fazer o upgrade do software de supervisão para o Enterprise Building Operation (EBO).

PT

McDonald’s – Nazaré, Loures (Flamenga) e Portimão

Fevereiro 2021


Mesmo num contexto de confinamento, o ritmo de abertura de restaurantes da cadeia McDonald’s tem-se mantido constante, tendo no último mês sido adjudicados à Domótica SGTA os sistemas de gestão técnica e iluminação de segurança de três restaurantes:

- Nazaré,

- Loures / Flamenga,

- Portimão,

PT

Creche da Quinta dos Arcos – Olivais

Janeiro 2021


Inaugurada em outubro de 2020, a Creche dos Olivais tem capacidade para 84 crianças até aos três anos, com berçário, salas de atividades e recreio exterior.

A Glofuid foi responsável pelas instalações de climatização e adjudicou à Domótica SGTA o sistema de controlo de aquecimento e respetivo equipamento de campo.

PT

Domótica SGTA amplia dois sistemas existentes

Janeiro 2021


Foi adjudicado à Domótica SGTA pelo Banco Santander a extensão às coberturas da Torre A e Torre B do sistema de gestão técnica centralizada do Centro Santander Totta da Praça de Espanha.

A solução técnica passa por 3 quadros de gestão técnica – um em cada uma das coberturas e um no piso -5 – todos eles com Automation Servers AS-P da Schneider Electric, a integrar na rede TCP-IP de GTC existente.

Por outro lado, a Frostiline adjudicou à Domótica SGTA a ampliação do sistema de gestão técnica da Clínica de Santo António na Amadora (CLISA).

Trata-se de controlar as zonas do Recobro e do serviço de Gastroenterologia, ampliando o actual sistema de gestão técnica. Em cada uma destas zonas, a solução técnica proposta tem por base um controlador LIOB-589 a integrar na rede dados do sistema existente.

PT

Hotel Mamma Shelter - Lisboa

Janeiro 2021


O grupo Accor Hotels vai inaugurar uma nova marca no país. A Mama Shelter, insígnia hoteleira dedicada ao target millennial, vai entrar em Portugal já no final de 2021, com estreia em Lisboa. A unidade hoteleira deverá inaugurar no coração da capital, na esquina da Rua Alexandre Herculano com a Rua Vale do Pereiro, com uma oferta de 130 quartos.

O projeto inicial foi da responsabilidade da LMSA – Engenharia de Edifícios, mas, para baixar o custo do investimento, o sistema de climatização foi alterado de uma solução a água para uma solução VRF. A Voltmoderno foi envolvida no processo negocial relacionado com esta alteração com o objetivo de cotar as instalações elétricas associadas ao AVAC e o sistema de gestão técnica centralizada, sistema esse que também teria que ser adaptado à nova solução de climatização.

Fruto do bom relacionamento entre empresas, a Domótica SGTA foi convidada para rever e orçamentar o projeto de GTC. Como resultado deste alinhamento entre as empresas Climobra (AVAC), Voltmoderno (instalações elétricas associadas ao AVAC e GTC) e Domótica SGTA 4.0 (GTC), foi possível angariar esta obra.

A solução técnica proposta está suportada na plataforma Enterprise Building Operation da Schneider Electric, com 4 quadros de gestão técnica com Automation Servers AS-P num total de cerca de 500 pontos físicos e mais de 2200 pontos a incorporar no sistema de gestão técnica via protocolo, resultado de 10 integrações de equipamentos/sistemas distintos.

PT

Edifício do BPI na Av. da Boavista – Porto

Janeiro 2021


O edifício do BPI na Av. da Boavista no Porto está a ser alvo de um processo de remodelação profundo, cujo projeto de instalações técnicas ficou a cargo da Neoget. A empreitada geral foi adjudicada à KTL, sendo a Microamper a empresa responsável pela execução das instalações elétricas, incluindo o Sistema de Gestão Técnica Centralizada.

Fruto do anterior envolvimento do Grupo Domótica SGTA nas instalações de controlo de iluminação no edifício do BPI da Casal Ribeiro, a Microamper decidiu adjudicar à Domótica SGTA 4.0 o fornecimento e colocação em serviço Sistema de Gestão Técnica Centralizada.

A solução técnica proposta, com algumas exceções, respeita as condições técnicas do projeto, nomeadamente a adoção da plataforma EBO – Enterprise Building Operation da Schneider Electric, os controladores DALI da Loytec e os controladores de zona, para controlo de ventiloconvectores e estores, da Disctech Controls.

PT

EXEO Office Campus – Edifício Lumnia

Janeiro 2021


Concluindo um logo processo negocial iniciado em agosto de 2018, foi formalmente adjudicado pela Sotécnica à Domótica SGTA o primeiro edifício do empreendimento EXEO Office Campus, localizado no Parque das nações em Lisboa.

Este primeiro edifício, identificado como o Lote 2 mas denominado para promoção imobiliária como Lumnia, terá 8 pisos de escritórios, dispondo ainda de 7 rooftops, e 2 pisos de estacionamento com 300 lugares para automóveis e 70 bike docks, num total de 29.312 m2 de área bruta, sendo 831 m2 para comércio. No final, o empreendimento terá 3 edifícios com um total de 70.000 m² de escritórios, 13.000 m² de jardins, 688 lugares de estacionamento e 170 bike docks, ginásio, balneários, espaços comerciais e esplanadas.

Para mais informações sobre o EXEO Office Campus: http://exeo.pt/pt/

Os vários projetos de instalações técnicas foram da responsabilidade da Quadrante. O projeto dos Sistemas de Gestão Técnica Centralizada dos 3 edifícios e considera uma solução com Automation Servers nos quadros de gestão técnica das zonas comuns (instalados em quadros próprios) e com os mesmos Automation Servers alojados nos quadros elétricos das frações. Quer nas zonas comuns, quer nas frações o projeto prevê ainda controladores DALI para controlo de iluminação.

Nas frações estão previstos controladores de zona para controlo dos ventiloconvectores, tendo o projeto considerado que um controlador poderá controlar duas zonas distintas, sendo que cada uma dessas zonas terá mais que um ventiloconvector. Estes controladores são integrados no sistema através de uma rede BACnet IP em topologia daisy chain. Em cada uma das frações foi ainda considerado um painel táctil para permitir a supervisão e controlo individualizado de cada uma das frações, garantindo assim o acesso às principais funcionalidades do sistema que uma determinada fração não seja integrada no sistema de GTC do edifício.

Na solução técnica final, já aprovada pelo cliente, a Domótica SGTA considerou os Automation Servers AS-P da Schneider Electric e os controladores DALI com comunicação BACnet LDALI-ME201-U e LDALI-ME204-U da Loytec. Para os controladores de zona a instalar no interior das frações foi proposto o modelo RP-C-16A-230 da Schneider Electric. Como plataforma de supervisão foi proposto o Enterprise Server da Schneider Electric.



grupo domotica sgta contactos / localização

mapa »
Domótica SGTA
Alameda Roentgen, nº2A 1ºC
1600-759 Lisboa Portugal
 info@domotica.pt
 (+351) 21 711 06 60
 (+351) 21 711 06 61
mapa »
Invensis- Inov. e Sist. Informáticos
Alameda Roentgen, nº2A 1ºC
1600-759 Lisboa Portugal
 invensis@live.com.pt
 (+351) 21 711 06 60
 (+351) 21 711 06 61
140x140 mapa »
Efficient Buildings
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 CJ 72 Vila Nova Conceição
04543-011 São Paulo - Brasil
 info.br@domotica-sgta.com
 (+55) 11 9 5800 9269
140x140 mapa »
SGTA Angola
Av. 21 de Janeiro,101
Morro Bento - Luanda,Angola
 info.ao@domotica-sgta.com
 (+244) 94 565 96 00
140x140 mapa »
Domótica SGTA
Calle Sílfide nº 5 Local
28022 Madrid - Espanha
 info@domotica-sgta.es
 (+34) 91 721 68 49
140x140 mapa »
Domótica SGTA Moçambique
Av. 25 de Setembro, 1509 - 6º andar, porta 06
Maputo - Moçambique
 info.mz@domotica-sgta.com
 (+258) 84 826 50 46

Copyright © 2015, Development & Design by: Invensis