PT

Upgrades a dois Sistemas de Gestão Técnica

Dezembro 2021

A equipa de manutenção da Domótica SGTA tem-se empenhado na apresentação de soluções de upgrade aos sistemas de gestão técnica do portefólio da empresa, maioritariamente os ancorados na solução TAC Vista / Xenta. Como resultado, tem angariado várias obras, duas delas no último mês:

Hospital Lusíadas de Albufeira

Inaugurado em 2021 o Hospital Privado de Albufeira foi adquirido pelo Grupo Lusíadas Saúde, sendo uma unidade de saúde moderna, que presta serviços clínicos na área médica e cirúrgica, tanto em regime de internamento como de ambulatório. O cliente deste trabalho é a TDGI.

Beiersdorf – Sintra

O edifício de escritórios da Beiersdorf já sofreu uma anterior atualização, visto que o sistema de gestão técnica original estava baseado na plataforma da SIEBE, tendo anteriormente sido executado um upgrade para TAC Vista / Xenta. O presente upgrade consiste na atualização para o Enterpriser Building Operation. Neste processo, o cliente é a própria Beiersdorf.

PT

Edifício Cidadela – Cascais

Dezembro 2021


O edifício ao qual se refere esta obra está confinado entre a Avenida 25 de Abril, a Rua Jaime Thompson e a Avenida Eng.º Adelino Amaro da Costa, em Cascais e é funcionalmente composto por duas valências:

Hotel e Apartamentos Residenciais

Genericamente, pretende-se revitalizar e potenciar o atual Hotel Cidadela, enquanto marco na história da cidade, mantendo e reforçando globalmente a estrutura existente, por forma a preservar a sua memória e linguagem arquitetónica. O piso 0 desta ala nascente, será destinado maioritariamente ao comércio e a áreas técnicas e de serviço, fundamentais ao funcionamento da unidade hoteleira.

No piso 1 onde, mantendo o conceito original, também as áreas comuns se localizarão.

Neste piso serão incluídas 8 unidades de alojamento (UA´s), adaptando assim o empreendimento às necessidades turísticas de hoje.

Nos pisos 2, 3, 4 e 5 serão construídas 51 UA’s, totalizando, assim, as 59 UA´s referidas (57 quartos duplos e 2 suites).

Nos pisos 5 e 6, desenvolver-se-ão dois apartamentos residenciais (um em cada piso) em que o acesso/entrada e o núcleo vertical serão completamente independente da unidade hoteleira.

Habitação - Apartamentos Residenciais

Nesta ala poente, propõem-se três novos núcleos de acessos verticais, com escadas exteriores localizadas no alçado tardoz e elevadores inseridos no interior da construção.

Os apartamentos residenciais variarão de T1 a T6, e serão integrados na estrutura existente, numa renovação total do seu interior, totalizando, nesta ala, 26 dos 28 apartamentos residenciais.

No restante espaço exterior, a proposta incorpora uma zona ajardinada extensa, dando apoio à piscina, alvo de redesenho, mais contemporâneo.

Os sistemas de gestão técnica de hotel e habitação são distintos, mas ambos com a mesma arquitetura e soluções técnicas. No edifício habitacional existirão 3 quadros de gestão técnica com AS-P da Schneider Electric, num total de 430 pontos físicos. Já no hotel estão previstos 5 quadros de gestão, sendo um deles com controlador MP-C, num total de 660 pontos. afo

A IEOL foi selecionada como empreiteiro de instalações elétricas e gestão técnica centralizada, tendo adjudicado à Domótica SGTA 4.0 o sistema de ambos os edifícios.

PT

Empreendimento Fábrica 1921

Dezembro 2021


Promovido Teixeira Duarte Real Estate Portugal, o empreendimento residencial FÁBRICA 1921, localizado na Avenida Gomes Pereira, em Benfica, encontra-se em plena fase de construção.

O FÁBRICA 1921 integra parte das antigas instalações da “Fábrica de Têxteis Simões & Cª Lda.”, um ícone da história do bairro de Benfica.

Os 162 apartamentos do FÁBRICA 1921 incluem tipologias entre T1 e T4. Nos 32.800 m2 de área bruta de construção do empreendimento estão projetados mais de 4.000 m2 de zonas sociais e de lazer, que incluem piscina, ginásio, playground e kid´s club. Estão ainda previstos cinco espaços comerciais e uma área para biblioteca municipal. O projeto de arquitetura está a cargo do reconhecido gabinete Broadway Malyan. O projeto alia assim tipologias diversificadas e uma completa oferta de zonas de bem-estar, a uma localização privilegiada e ao charme da reabilitação histórica da antiga fábrica, motivos que têm contribuído para um bom desempenho comercial na promoção do empreendimento, atualmente com mais de 65% de apartamentos comercializados.

Os projetos das instalações técnicas dos lotes 32 e 33 foram da responsabilidade da Energia Técnica, tendo sido adjudicada à Veolia a empreitada de AVAC e Gestão Técnica Centralizada do Lote 32, composto por dois edifícios, os primeiros a serem construídos.

O sistema de gestão técnica do Lote 32 – Edifício 1 e Edifício 2 – é composto por 20 quadros de gestão todos equipados com Automation Servers, a que correspondem cerca de 1.000 pontos físicos.

Estão ainda previstas as integrações com UPS, sistema de monitorização de registos corta-fogo, grupos geradores, analisadores de rede e variadores de velocidade, num total estimado de cerca de 700 pontos.

PT

Sistemas de Controlo de Iluminação DALI

Novembro 2021

Fortalecendo a posição do grupo Domótica SGTA como empresa especialista em sistemas de controlo de iluminação com a tecnologia DALI, foram angariados dois trabalhos com este perfil.

A Sotécnica adjudicou à Domótica SGTA o sistema de controlo de iluminação do Bay View Cascais, enquanto a Switchboard adjudicou à Domótica SGTA um sistema semelhante para o Edifício na Av. Casal Ribeiro, 16.

Em ambos os sistemas estão previstos controladores LDALI da Loytec.

PT

Hotel na Rua do Ouro 40 - 48

Novembro 2021


A Domótica SGTA 4.0 angariou a primeira obra do novo cliente Graound Water.

Trata-se de um hotel com 21 quartos cujo projeto de instalações técnicas é da responsabilidade dos Engenheiros Associados.

O sistema proposto é constituído por 3 quadros de gestão equipados com Automation Servers AS-P da Schneider Electric com os correspondentes módulos de entradas e saídas, a que correspondem cerca de 360 pontos físicos. Acresce ainda a integração de mais 5 equipamentos / sistemas.

PT

NOVA School of Business and Economics – Sistema de Monitorização da Qualidade do Ar

Novembro 2021


A Domótica SGTA foi selecionada pela Veolia para instalar na NOVA SBE um sistema de monitorização da qualidade do ar nas salas do Corpo D, num total de 30 salas e um auditório.

Serão instaladas 31 sondas combinadas de temperatura e CO2 nas condutas de retorno de cada uma das salas e com essa informação, conjugada com a informação de presença, pretende-se otimizar o caudal de ar a insuflar em cada sala por ação sobre os registos motorizados. Do sistema fará ainda parte um Automation Server AS-P com módulos de entradas analógicas a instalar e eletrificar no quadro de AVAC existente na zona técnica das UTANs.

PT

Centro Comercial Alegro Alfragide

Novembro 2021


O Centro Comercial Alegro de Alfragide abriu ao público em 2007, com cerca de 120 lojas e uma área bruta locável de 39.000 m2, tendo a Domótica SGTA instalado o sistema de gestão técnica centralizado ancorado na solução TAC Vista / Xenta.

Com o final de vida desta linha de produtos a Immocham decidiu proceder á substituição integral do sistema, substituindo controladores e módulos de entradas e saídas pela plataforma EBO da Schneider Electric.

PT

Hotel Apartamentos Villa Rica – Junqueira

Novembro 2021


A Realtejo – Hotelaria e Turismo, SA está a promover a construção do Villa Rica Hotel Apartamentos, com classificação de 5 estrelas, em frente ao Rio Tejo, entre a Rua da Junqueira/Centro de Congressos de Lisboa/Cordoaria Nacional e Avenida da Índia. O investimento será composto por 132 apartamentos, com amplas varandas e tipologias de T0 a T3, comercializados mobilados e equipados. Contará com lojas no piso térreo, bem como restaurante, bares, salas de reuniões/multiusos, SPA/ginásio, parque de estacionamento, arrecadações individuais e solário na cobertura.

Num processo comercial que teve início em finais de 2018, a Casa Ferreira adjudicou em Outubro à Domótica SGTA a execução do sistema de gestão técnica centralizada.

O sistema será constituído por 21 quadros de gestão técnica, todos equipados com Automation Servers e respetivos módulos de entradas e saída da Schneider Electric, num total de cerca de 2.150 pontos físicos.

Estão ainda previstos 8 controladores LDALI de 4 canais da Loytec e a integração de cerca de 7.400 pontos via protocolo.

PT

BPI – Edifício Monumental

Novembro 2021


Localizado em pleno centro da capital, na praça do Saldanha, o Monumental já teve várias vidas. Com diferentes fachadas, configurações e usos, o emblemático edifício tem mudado de cara desde que foi inaugurado em 1951 e recentemente foi alvo de uma nova e profunda remodelação, pela mão da espanhola Merlin Properties, que comprou o ativo em 2016. No próximo ano, e depois de um investimento de 30 milhões de euros, deverá voltar a abrir as portas, agora como a nova sede operacional do banco BPI que será o novo inquilino.

O banco de origem portuguesa - e que é agora controlado pelos também espanhóis CaixaBank – mantém a sede estatutária no Porto, mas é em Lisboa que tem a funcionar a maioria das operações.

Embora o sistema de gestão técnica do edifício tenha sido executado por um concorrente, fruto dos trabalhos executados pela Domótica SGTA em três edifícios do BPI, foi possível apresentar uma proposta tecnicamente válida, aceite pelo projetista e pelo banco, para as várias frações do edifício.

O sistema é algo complexo e será constituído por um quadro de gestão técnica por piso, constituído por:

- Automation Server AS-P da Schneider Electric e respectivos módulos de entradas e saídas;

- Controlador(es) LDALI da Loytec;

- Gateway KNX TP / BACnet IP, LINX-215 da Loytec, para integração dos módulos de comando dos estores.

Nos espaços existirão dois tipos de interface:

- Painéis tácteis com browser web de 7” da Schneider Electric, localizados nas zonas comuns dos espaços;

- Painéis tácteis DALI da Lunatone, localizados em gabinetes e salas de reunião.

Estão ainda previstos multisensores DALI2 da Loytec para controlo da iluminação e a interação via BACnet IP com os sistemas de climatização VRV da Daikin, já existentes no edifício. A supervisão será assegurada pelo Enterprise Server.

O empreiteiro geral das obras de instalação do banco é a Vector Mais, sendo o instalador elétrico, e cliente da Domótica SGTA 4.0, a IMEG.

PT

Aqualuz Suite Hotel Apartamentos – Lagos

Outubro 2021


Situado a menos de 1Km da praia de Dona Ana, o Aqualuz Lagos é um empreendimento de 4 estrelas dispondo 170 apartamentos de distintas topologias.

O hotel dispõe de um sistema de gestão técnica que necessita de ser atualizado, tendo a empresa LGE, responsável pela manutenção, envolvido a Domótica SGTA no desenho de uma solução técnica que aproveitasse os controladores e módulos I/O da Loytec que já se encontram instalados.

A versão final que foi adjudicada considera 10 quadros de gestão técnica, sendo que em três deles se utilizarão os LINX-210 existentes, totalizando cerca de 260 pontos físicos. Estão ainda previstas integrações com o Chiller, UTA, bombas de calor, ventiloconvectores e UPS.

A proposta inclui ainda o fornecimento do novo equipamento de campo, entre o qual 7 termostatos para ventiloconvectores com comunicação Mod-Bus para integração no sistema.

PT

Hotel Quinta do Paral - Vidigueira

Outubro 2021


O empresário alemão Dieter Morszeck está a investir cerca de oito milhões de euros na construção de um hotel de charme e na ampliação da adega na sua quinta vitivinícola no concelho de Vidigueira, distrito de Beja, no Alentejo. Na Quinta do Paral, o empresário desenvolveu um projeto de produção de vinhos com "foco na sustentabilidade e na tradição alentejana" e agora está a fazer um novo investimento de cerca de oito milhões de euros, que inclui a construção de um hotel de charme e a ampliação da adega.

Segundo a empresa, o hotel, num investimento estimado de 6,5 milhões de euros, está em construção, terá 20 quartos e um restaurante e irá permitir aos visitantes degustarem os vinhos da Quinta do Paral "num ambiente único e requintado".

Na adega, o empresário tem realizado vários investimentos num valor total de 1,3 milhões de euros para aumentar a capacidade de fermentação, armazenagem e estágio de vinhos.

A Electroenersol é responsável para empreitada de AVAC e Gestão Técnica, tendo esta empreitada sido adjudicada à Domótica SGTA.

O sistema do hotel será constituído por 5 quadros de gestão técnica – quatro com AS-P e um com MP-C-36A – num total de cerca de 500 pontos físicos.

Estão ainda previstas 4 integrações por protocolo, nomeadamente o sistema VRF, analisadores de rede, contadores de energia e sistema de controlo do pavimento radiante.

PT

Centro Santander Totta – Caves das Torres A e B

Outubro 2021


Na sequência lógica da renovação do sistema de gestão técnica das Torres A e B do Centro Santander Totta da Praça de Espanha, foi adjudicada à Domótica SGTA a instalação do sistema de gestão técnica e controlo de desenfumagem das caves destas duas torres.

O sistema é algo complexo e será constituído por quadros de gestão técnica com Automation Servers ou controladores MP-C, ambos da Schneider Electric.

Embora os invólucros dos atuais quadros de gestão técnica sejam reaproveitados, a maior parte dos quadros de gestão técnica serão novos e associados a novos quadros elétricos de ventilação / desenfumagem.

Existirão ainda dois quadros de bombeiros integrados no sistema através da rede Ethernet que percorre todos os quadros de gestão, rede essa em topologia RSTP (Rapid Spanning Tree Protocol).

A supervisão será assegurada pelo Enterprise Server já existente, tendo sido considerada uma licença ES Hosting AS Pack – 10 para alojar os novos AS-P.

PT

McDonald’s – Póvoa do Varzim

Setembro 2021


Nos últimos dois meses foi adjudicado à Domótica SGTA mais um restaurante – Póvoa do Varzim, dando assim continuidade à parceria entre a domótica e o McDonald’s.

PT

Novo Banco – Edifício na Rua Andrade Corvo

Setembro 2021


O edifício do Novo Banco situado na Rua Andrade Corvo irá sofrer obras de remodelação, tendo o projeto de instalações elétricas, AVAC e Gestão Técnica sido da responsabilidade da NeoGet.

Embora o edifício disponha de 4 caves e sete pisos acima do solo, tem apenas projetados dois quadros de gestão técnica, um no Piso -1 e outro na cobertura. Para além disso estão ainda considerados dois controladores DALI de 4 canais e a integração com vários equipamentos – analisadores de rede, UPS, sistema VRF, registos corta fogo e registos motorizados e ainda UTAs e UTANs.

A Domótica SGTA propôs instalar nos quadros de gestão técnica os Automation Servers da Schneider Electric e respetivos módulos de entradas e saídas e os controladores DALI e demais equipamento DALI – relés, multisensores e interfaces para botões de pressão – da marca Loytec.

PT

Natura Towers – Nova Sede da Cofidis

Setembro 2021


As Natura Towers foram construídas há 11 anos e alojaram a sede da construtora MSF. Na sequência do processo de insolvência desta, este ativo com cerca de 12.000 m2 foi alienado à Cofidis para esta localizar a sua sede.

A Vector Mais foi a empresa selecionada para executar todas as obras de remodelação do edifício adaptando-o às necessidades da nova proprietária.

O projeto de instalações de AVAC e Gestão Técnica foi da responsabilidade da GET e a adjudicação desta empreitada foi entregue à Avathar.

O sistema de gestão técnica será constituído por quadros de gestão técnica nas caves, coberturas e em alguns dos pisos, equipados com Automation Servers ou controladores RP-C, ambos da Schneider Electric, sendo que os invólucros dos atuais quadros serão reaproveitados. Nos pisos superiores serão adotados controladores RP-C com módulo I/O nos halls de entrada de cada piso e controladores zona da Distech Controls com painéis tácteis Allure UNITOUCH para o controlo da climatização dos espaços – gabinetes e open spaces – desses pisos superiores.¬

A supervisão será assegurada pelo Enterprise Server da Schneider Electric.

PT

Alegro Montijo – Atualização do Sistema de Gestão Técnica Centralizada

Julho 2021


Inaugurado em 2003, o Fórum Montijo foi o primeiro empreendimento em Portugal que combinou no seu formato um centro comercial e um retail park, sendo também algo inovador do ponto de vista da harmonia arquitetónica com o meio envolvente, num conceito que vai buscar aos edifícios das quintas agrícolas e às típicas praças tauromáquicas da região a sua inspiração. A aposta na luz natural e os corredores largos onde são visíveis diversas obras de arte pública permanentes, especialmente criadas para este espaço e que estiveram a cargo de artistas portugueses e estrangeiros, são igualmente uma forte bandeira do centro comercial.

Com mais de 58 mil metros quadrados de área e situado a escassos quilómetros da A12, que liga a Margem Sul a Lisboa através da Ponte Vasco da Gama, o Fórum Montijo nasceu com uma vocação suprarregional, trazendo uma oferta comercial, de restauração e lazer muito alargada à população da sua zona de influência, que abrange os concelhos do Montijo, Barreiro, Moita e grande parte da região de Setúbal.

A Domótica SGTA instalou o sistema de gestão técnica centralizada baseado no equipamento e software da marca TAC – Vista / Xenta.

Em 2019, fruto da aquisição pela Ceetrus Portugal, empresa proprietária e gestora dos cinco centros comerciais Alegro, o centro comercial mudou a identidade para a marca Alegro.

A equipa gestora do centro estudou a proposta técnica e comercial da Domótica SGTA para implementar uma atualização do sistema de gestão técnica, adotando a atual plataforma da Schneider Electric.

PT

Pocityf - Évora

Julho 2021


O POCITYF é um projeto de cidades inteligentes e comunidades, cujo objetivo principal é criar um conjunto de Positive Energy Blocks – áreas geograficamente delimitadas com uma produção local renovável superior ao consumo, em termos de média anual – nas cidades-piloto de Évora (Portugal) e Alkmaar (Holanda) e respetivas cidades-seguidoras de Granada (ES), Bari (ΙΤ), Celje (SI), Ujpest (HU), Ioannina (GR) e Hvidovre (DK).

Com esta implementação, o POCITYF pretende transformar o tecido urbano dessas cidades, com enfoque nas áreas cultural e historicamente protegidas, em locais mais sustentáveis, saudáveis, acessíveis e fiáveis para os seus cidadãos.

A estratégia do projeto POCITYF foi desenvolvida em quatro Linhas de Transição Energética (LTE) de atuação complementares e multidisciplinares, com a integração de sistemas energéticos comercializados e inovadores, para tornar a cidade mais autossustentável e amiga do ambiente.

De forma geral, o POCITYF irá dotar as infraestruturas, tecnologias e serviços chave da cidade (i.e., edifícios, rede, mobilidade elétrica) com camadas de inteligência, gizando o caminho para as tornar mais seguras, verdes e responsivas às necessidades contemporâneas dos seus cidadãos, tecido empresarial e outras organizações.

Uma das 46 empresas pertencentes a este consórcio é a Schneider Electric Itália. Por indicação da equipa portuguesa da Schneider Electric, a Domótica SGTA foi selecionada para garantir o apoio local, sendo ainda responsável pela aquisição de alguns equipamentos que não integram o portefólio do deste fabricante, nomeadamente aparelhos de iluminação, monitores TV e equipamento enOcean da Thermokon, para oito edifícios, sete deles do Município de Évora onde se incluem os Paços do Concelho, três escolas básicas, a Arena de Évora e o Mercado de Évora e ainda o Continente de Évora da Sonae MC.

Mais informação em https://pocityf.eu/

PT

McDonald’s – Almada Centro, Mercês, Funchal Drive e Malveira

Julho 2021


A equipa de produção da Domótica SGTA responsável por toda a cadeia de logística e instalação dos sistemas de gestão técnica dos restaurantes McDonald’s e equipamentos associados, tem conseguido um excelente desempenho e uma resposta alinhada com as espectativas do cliente. Tem sido este desempenho que tem permitido continuar a garantir a confiança da equipa do McDonald’s e respectivos franquiados a que corresponderam 4 novas angariações neste último mês:

- Almada Centro

- Mercês (retrofit)

- Funchal Drive

- Malveira

PT

Olympus Europe – Nova Sede

Julho 2021


A Olympus Europe será a sede para a região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) do grupo japonês OLYMPUS.

O novo edifício está localizado no iParque em Coimbra. A geometria geral do edifício consiste em várias seções de acordo com as distintas funcionalidades.

O projeto de arquitetura e especialidades foi da responsabilidade de gabinetes alemães, mas o empreiteiro geral e seus subempreiteiros – DST / DTE – responsabilizou-se por adaptá-lo para cumprir os requisitos da legislação portuguesa. Foi no decorrer deste processo de revisão e adaptação do projeto, nomeadamente do sistema de gestão técnica centralizada, que a Domótica SGTA foi envolvida, posicionando-se para mais tarde concorrer à respetiva sub-empreitada.

O sistema de gestão técnica e constituído por 3 quadros de gestão técnica, equipados com Automation Servers da Schneider Electric e dois quadros elétricos com os controladores instalados no seu interior, correspondendo a um total de 2140 pontos físicos. Existirão ainda 1.395 pontos integrados via protocolo, relativos a 11 equipamentos distintos – analisadores de rede, sistema VRF, chillers, UCCA, ar comprimido, cortinas de ar, unidades de expansão, CPI e contadores de entalpia.

PT

Lagoas Park – Volvo – Sistema de Carregamento de Veículos Elétricos

Junho 2021


A TDGI adjudicou à Domótica SGTA o fornecimento e colocação em serviço de 13 carreadores de veículos elétricos EVLINK Smart Wallbox de 22 KW da Schneider Electric e respetivo sistema de gestão de cargas para os escritórios da Volvo no Edifício 14 do Lagoas Park.

O sistema de gestão de carga é suportado por um Automation Server da Schneider Electric, uma solução desenvolvida em parceria com o próprio fabricante.

PT

BPI – Rua da Saudade

Junho 2021


O Banco BPI está a remodelar o interior do edifício da Rua da Saudade no Porto, nomeadamente os pisos 0, 1, 2 e 8.

O projeto das instalações técnicas foi da responsabilidade da Neoget, sendo a solução especificada para o Sistema de Gestão Técnica ancorada em controladores LIOB-58x e LDALI da Loytec, distribuídos por quatro bastidores de gestão técnica (um por pisos), com supervisão através de páginas web.

O empreiteiro geral designado para a execução da obra foi a Vector Mais, sendo o instalador elétrico selecionado a IEOL.

Por solicitação do BPI, a Domótica SGTA 4.0 apresentou várias propostas de alteração ao projeto, nomeadamente a introdução de um AS-P da Schneider Electric no bastidor de gestão do Piso 0 para permitir a supervisão através do Enterprise Server, dotando o banco de uma plataforma de supervisão comum a vários edifícios.

PT

McDonald’s – Massamá Sul

Junho 2021


A Domótica SGTA angariou mais um sistema de gestão técnica de um restaurante McDonald’s. Desta feita foi o restaurante de Massamá Sul.

PT

Infinity Tower

Junho 2021


Este edifício residencial contará 26 pisos acima do solo e será composto por 195 apartamentos com tipologias que vão desde o T0 até ao T5 duplex, num total de 53.184 m2 de área. Os seus 80 metros de altura fazem dele um dos edifícios mais alto de Lisboa. Situado em Campolide, oferecerá uma vista panorâmica sobre a cidade, designadamente Monsanto, Lisboa e o rio Tejo. A sua implantação em forma de trevo ramifica o núcleo central em três braços distendidos amplamente sobre a cidade.

O proprietário é a Vanguard Properties, sendo o projeto de arquitetura do gabinete Saraiva & Associados. Os projetos de instalações técnicas, incluindo o Sistema de Gestão Técnica, foram da responsabilidade do EACE – Engenheiros Associados.

O projeto do Sistema de Gestão Técnica dos serviços comuns do edifício considera 13 quadros de gestão técnica num total de 1.900 pontos físicos. A estes pontos físicos acrescem 900 pontos a integrar via protocolo de vários sistemas, como sejam os Elevadores, o Sistema de Produção Solar Térmico, as UPS, as UTAs e UTANs, os Analisadores de Rede, os Grupos Geradores, a Fonte Central de Iluminação de Emergência, os Contadores Água e o CPI.

O sistema de gestão de carga de veículos elétricos, composto por 6 quadros, num total de 230 postos de carregamento, estava incluído no projeto de instalações elétricas, mas na fase negocial foi integrado no Sistema de Gestão Técnica Centralizada.

A solução técnica proposta pela Domótica SGTA considera a instalação de 20 Automation Servers AS-P da Schneider Electric (há um quadro de gestão técnica com dois AS-P) e uma gateway M-Bus/BACnet para integração dos contadores de água. O software de supervisão proposto foi o Enterprise Server, também da Schneider Electric.

A Mota-Engil foi o empreiteiro geral selecionado, tendo o seu departamento de eletromecânica ficado responsável pelas instalações técnicas. Após um longo processo negocial que se iniciou em set.2018, a Domótica SGTA angariou a empreitada de Gestão Técnica Centralizada.

PT

Centro de Dia de Porto Covo

Maio 2021


O Centro de Dia de Porto Covo está e plena fase de construção devendo estar concluído no verão deste ano.

Está prevista a instalação de um sistema de gestão técnica constituído por um Automation Server da Schneider Electric com os respetivos módulos de entradas e saídas e supervisão através de páginas web.

O empreiteiro das instalações elétricas – SMRE – também será responsável pelo sistema de gestão técnica, tendo adjudicado essa empreitada à Domótica SGTA.

PT

BPI – Avenida da Boavista – Piso 6

Maio 2021


Como consequência natural do bom trabalho executado no Edifício do BPI da Avenida da Boavista no Porto, trabalho esse cuja qualidade foi reconhecida por todos os intervenientes na primeira fase da obra, resultou na angariação da empreitada de gestão técnica do Piso 6 que agora se inicia.

Sendo o Piso 6 destinado à administração, e para se diferenciar dos restantes pisos, foi decidido adotar uma solução de painéis tácteis da Schneider Electric, impondo assim a adoção de room controllers RP-C-16A.

Neste piso, quer o empreiteiro geral, quer o instalador elétrico que foram selecionados foram distintos dos anteriores, sendo o nosso cliente a IMEG.

PT

McDonald’s – Póvoa de Santa Iria

Maio 2021


A Domótica SGTA angariou mais um sistema de gestão técnica de um restaurante McDonald’s. Desta feita foi o restaurante que atualmente está em fase de construção, na Póvoa de Santa Iria.

PT

Hotel Aqualuz Lagos

Maio 2021


O Hotel Aqualuz em Lagos dispõe atualmente um sistema de gestão técnica baseada em equipamento da Johnson Controls e Loytec que apresenta problemas de operacionalidade.

A empresa envolvida na manutenção das instalações técnicas – LGE Instalações Eléctricas S.A – consultou-nos para apresentarmos uma proposta para a substituição do sistema, tentando aproveitar o equipamento Loytec atualmente instalado.

A solução técnica passa por aproveitar os controladores LINX da Loytec, adicionando alguns módulos de entradas e saídas e substituir os controladores da Johnson Controls por novos LINX. O software de supervisão será o LWEB-900.

PT

Cuatrecasas – Piso 2

Abril 2021


Ainda a meio do processo de mudança de instalações, o gabinete de advogados Cuatrecasas decidiu alugar mais um piso no edifício do nº 6 da Avenida Fontes Pereira de Melo.

Estando a Domótica SGTA 4.0 a executar o Sistema de Gestão Técnica dos pisos previamente ocupados pela Cuatrecasas, e sendo as soluções técnica adotadas pelo projetista semelhantes, foi natural a seleção da mesma empresa por parte do cliente final, empreiteiro e instalador elétrico, no caso a Voltmoderno.

PT

Universidade Católica – Faculdade de Medicina

Abril 2021


A Universidade Católica irá abrir a primeira faculdade de medicina privada no país no Concelho de Sintra, remodelando um edifício com perto de 20 anos localizado próximo do Tagus Park.

O projeto de instalações técnica, incluindo o Sistema de Gestão Técnica Centralizada, foi da responsabilidade da IDOM e considera seis quadros de gestão técnica num total de 910 pontos físicos, além de controladores dedicados aos ventiloconvectores.

A solução técnica proposta pela Domótica SGTA previu Automation Servers AS-P nos quadros de gestão técnica e controladores RP-C-16A da Schneider Electric com painéis de parede da série Living Space para controlo dos ventiloconvectores.

A empreitada de AVAC foi adjudicada à Climacer tendo a Domótica SGTA 4.0 sido selecionada para executar o Sistema de Gestão Técnica.

PT

Hotel Vale dos Polvos - Aljezur

Abril 2021


O Hotel em Vale de Polvos, Aljezur, encontra-se inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A unidade hoteleira conta com várias construções que se distribuem ao longo de toda a propriedade do empreendimento turístico.

Para a unidade hoteleira estão previstos a construção dos seguintes edifícios:

- Edifício central designado de Fórum

- Edifício de SPA e piscina

- 34 blocos de apartamentos

O Fórum é o edifício no qual está incorporado a gestão do empreendimento. Na cave estão localizadas todas as zonas técnicas que proporcionam a gestão das diversas especialidades associadas à manutenção da unidade hoteleira.

Concluindo um longo processo comercial que teve início em 2016, mas intensificado com a Casa Ferreira em set.2020.

O próprio projeto da Ohmsor do Sistema de Gestão Técnica Centralizada sofreu várias alterações ao logo de todo este processo sendo a solução técnica da versão final constituída por 6 quadros de gestão técnica equipados com outros tantos Automation Servers AS-P da Schneider Electric, totalizando cerca de 350 pontos. Estão ainda previstas 13 integrações através de protocolos Mod-Bus e BACnet. A plataforma de supervisão será o Enterprise Server, também da Schnedier Electric.

PT

Quinta da Fonte – Edifício Q46 – Google

Abril 2021


A tecnológica Google continua a alugar novos espaço de escritórios no Concelho em Oeiras, desta feita no parque de escritórios Quinta da Fonte. Estão neste momento em fase de obra espaços nos edifícios Q36 e Q46, sendo as empreitadas gerais sido adjudicadas à VectorMais e Tetris, respetivamente.

Nas frações a serem ocupadas pela Google os projetos das instalações técnicas foram da responsabilidade da Quadrante, tendo sido adotados equipamentos e software “aprovados” pela própria Google.

A solução técnica proposta para o edifício Q46 respeita integralmente o projeto, sendo a supervisão suportada pela plataforma Enterprise Server da Schnedier Electric, os quadros de gestão técnica equipados com os Automation Servers AS-P também da Schneider Electric, a iluminação DALI dos open spaces e zonas comuns gerida por controladores L-DALI da Loytec e os ventiloconvectores e iluminação DALI dos gabinetes e salas de reunião controlados pelos room controllers ECY-PTU-207 com os painéis tácteis Allure Unitouch da Distech Controls.

PT

Edifício Monumental

Março 2021


O Edifício Monumental está atualmente a ser alvo de uma profunda remodelação.

Embora a Domótica SGTA não esteja envolvida na execução do sistema de gestão técnica centralizada do edifício, foi envolvida pela Schneider Electric na apresentação de propostas para o sistema de gestão de carregamentos de veículos elétricos.

A solução técnica proposta pela Schneider Electric passa por um Automation Server (AS-P) que comunica em protocolo Mod-Bus TCP com os vários carregadores de veículos elétricos, também propostos pela Schneider Electric.

Embora o negócio tenha sido liderado pela Schneider Electric, a adjudicação do sistema de gestão de cargas foi feita pela empresa Potauco diretamente à Domótica SGTA.

PT

Forum Algarve – Ventilação de Desenfumagem

Março 2021


A Domótica SGTA foi contratada para executar o controlo dos ventiladores de desenfumagem do Fórum Algarve, integrando-os no sistema de gestão técnica existente. Foi o próprio Fórum Algarve que adjudicou o trabalho.

PT

Novos escritórios Google no Lagoas Park

Março 2021


A tecnológica Google continua a ocupar novas áreas no Lagoas Park, em Oeiras. Desta feita, trata-se de expandir os escritórios nos edifícios 5 e 11 onde já se encontrava instalada.

A Domótica SGTA foi selecionada para o fornecimento e colocação em serviço em ambos os edifícios. No edifício 5 o cliente é a EIE e no edifício 11 o cliente é a Lusorede.

Em ambos os edifícios a solução técnica é semelhante e multimarca, sendo a supervisão suportada pela plataforma Enterprise Server da Schnedier, os quadros de gestão técnica equipados com os controladores JACE da Tridium, a iluminação DALI gerida por controladores L-DALI da Loytec e as unidades terminais controladas pelos room controllers da Distech Controls.

AO

Upgrade aos sistemas de gestão técnica do Hotel Trópico e Hotel Baía - Luanda

Fevereiro 2021


A TD Hoteles decidiu fazer o upgrade aos sistemas de gestão técnica dos hotéis Trópico e Baía em Luanda. A solução técnica passa por substituir os controladores TAC Xenta 400 (Hotel Trópico) e TAC Xenta 700 (Hotel Baía) por Automation Servers da Schneider Electric, permitindo assim fazer o upgrade do software de supervisão para o Enterprise Building Operation (EBO).

PT

McDonald’s – Nazaré, Loures (Flamenga) e Portimão

Fevereiro 2021


Mesmo num contexto de confinamento, o ritmo de abertura de restaurantes da cadeia McDonald’s tem-se mantido constante, tendo no último mês sido adjudicados à Domótica SGTA os sistemas de gestão técnica e iluminação de segurança de três restaurantes:

- Nazaré,

- Loures / Flamenga,

- Portimão,

PT

Creche da Quinta dos Arcos – Olivais

Janeiro 2021


Inaugurada em outubro de 2020, a Creche dos Olivais tem capacidade para 84 crianças até aos três anos, com berçário, salas de atividades e recreio exterior.

A Glofuid foi responsável pelas instalações de climatização e adjudicou à Domótica SGTA o sistema de controlo de aquecimento e respetivo equipamento de campo.

PT

Domótica SGTA amplia dois sistemas existentes

Janeiro 2021


Foi adjudicado à Domótica SGTA pelo Banco Santander a extensão às coberturas da Torre A e Torre B do sistema de gestão técnica centralizada do Centro Santander Totta da Praça de Espanha.

A solução técnica passa por 3 quadros de gestão técnica – um em cada uma das coberturas e um no piso -5 – todos eles com Automation Servers AS-P da Schneider Electric, a integrar na rede TCP-IP de GTC existente.

Por outro lado, a Frostiline adjudicou à Domótica SGTA a ampliação do sistema de gestão técnica da Clínica de Santo António na Amadora (CLISA).

Trata-se de controlar as zonas do Recobro e do serviço de Gastroenterologia, ampliando o actual sistema de gestão técnica. Em cada uma destas zonas, a solução técnica proposta tem por base um controlador LIOB-589 a integrar na rede dados do sistema existente.

PT

Hotel Mamma Shelter - Lisboa

Janeiro 2021


O grupo Accor Hotels vai inaugurar uma nova marca no país. A Mama Shelter, insígnia hoteleira dedicada ao target millennial, vai entrar em Portugal já no final de 2021, com estreia em Lisboa. A unidade hoteleira deverá inaugurar no coração da capital, na esquina da Rua Alexandre Herculano com a Rua Vale do Pereiro, com uma oferta de 130 quartos.

O projeto inicial foi da responsabilidade da LMSA – Engenharia de Edifícios, mas, para baixar o custo do investimento, o sistema de climatização foi alterado de uma solução a água para uma solução VRF. A Voltmoderno foi envolvida no processo negocial relacionado com esta alteração com o objetivo de cotar as instalações elétricas associadas ao AVAC e o sistema de gestão técnica centralizada, sistema esse que também teria que ser adaptado à nova solução de climatização.

Fruto do bom relacionamento entre empresas, a Domótica SGTA foi convidada para rever e orçamentar o projeto de GTC. Como resultado deste alinhamento entre as empresas Climobra (AVAC), Voltmoderno (instalações elétricas associadas ao AVAC e GTC) e Domótica SGTA 4.0 (GTC), foi possível angariar esta obra.

A solução técnica proposta está suportada na plataforma Enterprise Building Operation da Schneider Electric, com 4 quadros de gestão técnica com Automation Servers AS-P num total de cerca de 500 pontos físicos e mais de 2200 pontos a incorporar no sistema de gestão técnica via protocolo, resultado de 10 integrações de equipamentos/sistemas distintos.

PT

Edifício do BPI na Av. da Boavista – Porto

Janeiro 2021


O edifício do BPI na Av. da Boavista no Porto está a ser alvo de um processo de remodelação profundo, cujo projeto de instalações técnicas ficou a cargo da Neoget. A empreitada geral foi adjudicada à KTL, sendo a Microamper a empresa responsável pela execução das instalações elétricas, incluindo o Sistema de Gestão Técnica Centralizada.

Fruto do anterior envolvimento do Grupo Domótica SGTA nas instalações de controlo de iluminação no edifício do BPI da Casal Ribeiro, a Microamper decidiu adjudicar à Domótica SGTA 4.0 o fornecimento e colocação em serviço Sistema de Gestão Técnica Centralizada.

A solução técnica proposta, com algumas exceções, respeita as condições técnicas do projeto, nomeadamente a adoção da plataforma EBO – Enterprise Building Operation da Schneider Electric, os controladores DALI da Loytec e os controladores de zona, para controlo de ventiloconvectores e estores, da Disctech Controls.

PT

EXEO Office Campus – Edifício Lumnia

Janeiro 2021


Concluindo um logo processo negocial iniciado em agosto de 2018, foi formalmente adjudicado pela Sotécnica à Domótica SGTA o primeiro edifício do empreendimento EXEO Office Campus, localizado no Parque das nações em Lisboa.

Este primeiro edifício, identificado como o Lote 2 mas denominado para promoção imobiliária como Lumnia, terá 8 pisos de escritórios, dispondo ainda de 7 rooftops, e 2 pisos de estacionamento com 300 lugares para automóveis e 70 bike docks, num total de 29.312 m2 de área bruta, sendo 831 m2 para comércio. No final, o empreendimento terá 3 edifícios com um total de 70.000 m² de escritórios, 13.000 m² de jardins, 688 lugares de estacionamento e 170 bike docks, ginásio, balneários, espaços comerciais e esplanadas.

Para mais informações sobre o EXEO Office Campus: http://exeo.pt/pt/

Os vários projetos de instalações técnicas foram da responsabilidade da Quadrante. O projeto dos Sistemas de Gestão Técnica Centralizada dos 3 edifícios e considera uma solução com Automation Servers nos quadros de gestão técnica das zonas comuns (instalados em quadros próprios) e com os mesmos Automation Servers alojados nos quadros elétricos das frações. Quer nas zonas comuns, quer nas frações o projeto prevê ainda controladores DALI para controlo de iluminação.

Nas frações estão previstos controladores de zona para controlo dos ventiloconvectores, tendo o projeto considerado que um controlador poderá controlar duas zonas distintas, sendo que cada uma dessas zonas terá mais que um ventiloconvector. Estes controladores são integrados no sistema através de uma rede BACnet IP em topologia daisy chain. Em cada uma das frações foi ainda considerado um painel táctil para permitir a supervisão e controlo individualizado de cada uma das frações, garantindo assim o acesso às principais funcionalidades do sistema que uma determinada fração não seja integrada no sistema de GTC do edifício.

Na solução técnica final, já aprovada pelo cliente, a Domótica SGTA considerou os Automation Servers AS-P da Schneider Electric e os controladores DALI com comunicação BACnet LDALI-ME201-U e LDALI-ME204-U da Loytec. Para os controladores de zona a instalar no interior das frações foi proposto o modelo RP-C-16A-230 da Schneider Electric. Como plataforma de supervisão foi proposto o Enterprise Server da Schneider Electric.



grupo domotica sgta contactos / localização

mapa »
Domótica SGTA
Alameda Roentgen, nº2A 1ºC
1600-759 Lisboa Portugal
 info@domotica.pt
 (+351) 21 711 06 60
 (+351) 21 711 06 61
mapa »
Invensis- Inov. e Sist. Informáticos
Alameda Roentgen, nº2A 1ºC
1600-759 Lisboa Portugal
 info@invensis.pt
 (+351) 21 711 06 60
 (+351) 21 711 06 61
140x140 mapa »
SGTA Angola
Av. 21 de Janeiro,101
Morro Bento - Luanda,Angola
 info.ao@domotica-sgta.com
 (+244) 94 565 96 00
140x140 mapa »
Domótica SGTA
Calle Sílfide nº 5 Local
28022 Madrid - Espanha
 info@domotica-sgta.es
 (+34) 91 721 68 49
140x140 mapa »
Domótica SGTA Moçambique
Av. 25 de Setembro, 1509 - 6º andar, porta 06
Maputo - Moçambique
 info.mz@domotica-sgta.com
 (+258) 84 826 50 46

Copyright © 2015, Development & Design by: Invensis