PT

III Encontro Nacional de Gestão Técnica

Novembro 2018


Realizou-se no dia 15 de novembro de 2018 o III Encontro Nacional de Gestão Técnica organizado pela Comissão de Gestão Técnica de APIRAC, presidida pela Domótica SGTA.

O encontro contou com a participação, como oradores, do Eng.º Fernando Martins da DGEG, do Eng.ª Rui Fragoso da ADENE, do Eng.º Serafin Graña da OE, do Eng.º Hermano Bernardo do I.P.Leiria e do Eng.º Dan Napar da EU.BAC.

Foram abordados temas da maior actualidade para o sector da gestão técnica em edifícios, nomeadamente a actualização da EPBD de Maio de 2018, os edifícios de necessidades de energia quase nulas (NZEB) cuja definição para Portugal se aguarda ainda este ano, as novas FAQs da ADENE publicadas no início Novembro de 2018 e a norma EN15232-1 de Maio de 2017.

Neste encontro foi ainda apresentada a segunda edição do Guia Técnico sobre Gestão Técnica em Edifícios.



PT

Domótica SGTA angaria várias obras de pequena dimensão

Novembro 2018


A Domótica SGTA está neste momento envolvida em várias obra de pequena dimensão nomeadamente atualizações de sistemas – lojas FNAC – e pequenas instalações em edifícios existentes – Banco BPI e BNP Paribas



PT

Edifício Entrecampos 28

Novembro 2018


A Domótica SGTA foi selecionada pela NORFIN para a substituição do sistema de gestão técnica do edifício Entrecampos 28.

O sistema original tinha sido instalado pela Domótica EPEI tendo como suporte o equipamento da SIEBE, atualmente obsoleto e descontinuado.

O projeto do sistema foi da autoria do gabinete LMSA, tendo sido selecionado para empreiteiro geral a empresa Traço de Obra que, por sua vez, adjudicou o sistema de gestão técnica à Domótica SGTA.

O sistema terá por base os Automation Servers da Schneider Electric.

PT

Edifício Fontes Pereira de Melo 41 – Sedes da KPMG e da PLMJ

Novembro 2018


O Edifício Fontes Pereira de Melo encontra-se quase totalmente alugado à consultora KPMG e ao escritório de advogados PLMJ.

Os projetos de instalações dos interiores das facções foram da responsabilidade da NeoGet (KPMG) e da proM&E Consulting (PLMJ), sendo as soluções algo distintas, mas ambas considerando Automation Servers LINX da Loytec para os quadros de gestão técnica, controladores L-DALI, também da Loytec, para o controlo de iluminação DALI e controladores de zona ECY-PTU-207 da Distech, para o controlo de ventiloconvectores e estores (com a inclusão de módulos ECx-Blind-4-ST). Na KPMG os ECY-PTU-207 controlam ainda a iluminação DALI de gabinetes e salas de reunião com a associação de módulos ECx-Light-4DALI-ST.

Em ambos os projetos serão adotados painéis Allure UNITOUCH da Distch.



Em ambos os escritórios o empreiteiro geral selecionado foi a Vector Mais, sendo o instalador, também em ambas as obras, a Sotécnica.

PT

Domótica SGTA recebe prémio na Master EcoXpert Conference em Boston

Outubro 2018


A Domótica SGTA marcou presença na Master EcoXpert Conference que se realizou de 01 a 04 de Outubro, reunindo cerca de 130 participantes de 35 empresas oriundas de 18 países.

Com um programa muito intenso e com reuniões de distintos formatos, o evento decorreu no edifício da Schneider Electric em Andover, a 60 Km do Boston, tendo servido para apresentar os novos produtos da Schneider Electric para a área dos edifícios (alguns já lançados e outros em fase de lançamento) mas também as novas políticas de licenças do novo software de supervisão Enterprise Server 2.0.



O ponto alto do encontro foi o jantar a bordo de uma embarcação na baía de Boston, momento escolhido pela organização para entregar os 4 prémios Master EcoXpert. A Domótica SGTA, representada pelo Miguel Alho e pelo Francisco Pombas foi distinguida com o prémio 2017/8 Technical Innovation, atribuído ao projeto do Minipreço.

link...

PT

Standard Bank – Agência Filial de Maputo

Outubro 2018


A Domótica SGTA está de novo envolvida num projeto em Moçambique. Desta vez trata-se do Edifício da Agência Filial de Maputo do Standard Bank, localizada na Praça 25 de Julho, que vai ser profundamente remodelada.

O projeto de arquitetura é da autoria do Arq.º José Forjaz, sendo o projeto das instalações técnicas da responsabilidade do gabinete EACE.

O sistema de gestão técnica é constituído por 3 quadros de gestão técnica com um total de 560 pontos físicos, estando ainda previstas algumas integrações – contagem de água, UPS, centrais de segurança e CCTV.

O empreiteiro geral é a Teixeira Duarte, sendo o instalador eléctrico a IEM.

PT

Microsoft – Parque das Nações – Lisboa

Outubro 2018


Localizada desde 2012 num dos edifícios mais marcantes do Parque das Nações, a sede da Microsoft em Portugal – Microsoft Lisbon Experience – vai ser alvo de uma profunda remodelação do seu interior, sendo responsável pelo projeto de arquitetura/design de interiores o atelier Openbook com os projetos de instalações da autoria da Neoget. A renovação do espaço de cerca de 6.400 m2, distribuídos por 4 pisos, incidirá em todas as áreas do escritório, apresentando uma nova filosofia de trabalho, adaptada à dinâmica da empresa americana e às exigências atuais.

A execução da obra, a cargo da Vector Mais, que será o empreiteiro geral, decorrerá por fases, visto a equipa da Microsoft continuar a ocupar as instalações no decorrer dos trabalhos. O subempreiteiro de instalações elétricas, onde se inclui o sistema de gestão técnica centralizada, é a Voltmoderno e o subempreiteiro de AVAC será a Avathar. A Domótica SGTA executará o sistema de GTC e fornecerá os termostatos dos ventiloconvectores com comunicação Mod-Bus à Avathar.

A solução adotada é baseada em Automation Servers da Schneider Electric e controladores L-DALI da Loytec. Existirão 5 quadros de gestão técnica (um por piso de escritórios e um na cobertura) cada um com um Automation Server que totalizarão 390 pontos físicos, estando ainda previstas várias integrações – contadores de energia, chiller, UPS, sistema de controlo da fachada, unidades de indução, UTANs e termostatos dos ventiloconvectores. Em cada um dos quadros de gestão dos pisos existirão dois controladores L-DALI de 4 canais, servindo cada um “meio piso”.

PT

Edifício Barclays na Rua Duque de Palmela

Setembro 2018


Fruto das boas relações com a ISS, a Domótica SGTA fez o levantamento e apresentou uma solução para a atualização do sistema de monitorização e controlo do edifício do Barclays na Rua Duque de Palmela (na esquina com a Rua Braamcamp), em Lisboa.

A solução técnica consiste na instalação de um Automation Server AS-P com alguns módulos de I/O, servindo o AS-P para integração de alguns equipamentos existentes.

Está prevista a instalação do software Enterprise Server + Workstation no mesmo computador.

AO

Banco Atlântico – Data Center Chicala

Setembro 2018


A SGTA Angola angariou a instalação do sistema de monitorização do data center do Banco Atlântico no edifício da Chicala em Luanda.

A solução técnica passa pela instalação de um Automation Server a ser integrado, através da rede de dados do próprio banco, no sistema de gestão técnica do data center de Talatona, sistema também realizada pela Domótica SGTA.

PT

MadeiraShopping – Atualização do Sistema de Gestão Técnica

Setembro 2018


O MadeiraShopping foi das primeiras obras a ser executadas pela Domótica SGTA com a linha TAC Xenta / Vista, no ano 2000 (inauguração em março de 2001).

Num processo comercial liderado pelo Departamento de Manutenção, a Sonae Sierra adjudicou à Domótica SGTA, a atualização do sistema de gestão técnica, estando previsto a instalação de 6 Automation Servers e o Enterprise Server com uma Workstation. A solução técnica passa por instalar o adaptador Xenta – AS-P.

Nesta obra, foi assumido o compromisso de conclusão dos nossos trabalhos até ao final de 2018.

PT

Mar Shopping Matosinhos – Actualização do Sistema de Gestão Técnica

Setembro 2018


O sistema de gestão técnica do Mar Shopping de Matosinhos é uma das maiores obras, em termos de volume de negócio que a Domótica SGTA já executou, tendo a obra sido executada durante o ano de 2008 (inauguração em outubro de 2008).

Fruto do trabalho comercial do Departamento de Manutenção junto dos nossos clientes, introduzindo a necessidade de fazer upgrades tecnológicos aos sistemas com a tecnologia TAC Xenta / Vista, a equipa de operações do IKEA adjudicou à Domótica SGTA a atualização do sistema de gestão técnica, consistindo na colocação de 17 Automation Servers e a instalação do software Enterprise Server com duas Workstations, estando todos estes componentes do sistema integrados numa rede Ethernet dedicada, cuja instalação será da responsabilidade do cliente.

PT

Nokia Horizonte – Alfrapark

Julho 2018


Os escritórios da Nokia no Alfrapark estão a ser remodelados, sendo o projeto das instalações técnicas da responsabilidade da Neoget.

Fruto da utilização das soluções de controlo de iluminação DALI da Loytec e da Lunatone em outros projetos deste mesmo gabinete, foram previstos em algumas zonas deste edifício sub-sistemas equipados com controladores LDALI-ME201-U.

O instalador elétrico destas remodelações é a Voltmoderno que adjudicou à Domótica SGTA dois sub-sistemas de controlo de iluminação DALI.

PT

Centro Santander Totta – Piso 1 e Piso 2

Junho 2018


Embora ainda decorram os trabalhos relativos à remodelação do Piso 0 do Centro Santander Totta da Praça de Espanha o banco já adjudicou os trabalhos de remodelação dos pisos 1 e 2, sendo as soluções técnicas muito semelhantes às que se executaram nos pisos 5, 6 e 7 – Automation Servers AS-P da Schneider Electric e controladores DALI de 4 canais da Loytec.

Embora ainda decorram os trabalhos relativos à remodelação do Piso 0 do Centro Santander Totta da Praça de Espanha o banco já adjudicou os trabalhos de remodelação dos pisos 1 e 2, sendo as soluções técnicas muito semelhantes às que se executaram nos pisos 5, 6 e 7 – Automation Servers AS-P da Schneider Electric e controladores DALI de 4 canais da Loytec.

PT

Oeiras Parque

Junho 2018


Novos espaços comerciais, novos cinemas, área de restauração remodelada e três pisos: assim vai ficar o Oeiras Parque depois da conclusão das obras de requalificação e ampliação. As obras trazem um aumento de área bruta locável (ABL), num renovado centro comercial.

Novos espaços comerciais, novos cinemas, área de restauração remodelada e três pisos: assim vai ficar o Oeiras Parque depois da conclusão das obras de requalificação e ampliação. As obras trazem um aumento de área bruta locável (ABL), num renovado centro comercial.

Os projectos de Instalações Eléctricas e das Instalações de AVAC foram da autoria da EnerOne. Tendo em conta a longevidade do sistema de gestão técnica existente no centro comercial – baseado na solução SIEBE, entretanto descontinuada – foi decidido pelo dono-de-obra aproveitar esta remodelação para proceder à substituição integral do sistema tendo assim a EnerOne executado o projecto do Sistema de Gestão Técnica Centralizada de todo o centro comercial, e não só da zona a intervencionar.

Os projectos de Instalações Eléctricas e das Instalações de AVAC foram da autoria da EnerOne. Tendo em conta a longevidade do sistema de gestão técnica existente no centro comercial – baseado na solução SIEBE, entretanto descontinuada – foi decidido pelo dono-de-obra aproveitar esta remodelação para proceder à substituição integral do sistema tendo assim a EnerOne executado o projecto do Sistema de Gestão Técnica Centralizada de todo o centro comercial, e não só da zona a intervencionar.

Os projectos de Instalações Eléctricas e das Instalações de AVAC foram da autoria da EnerOne. Tendo em conta a longevidade do sistema de gestão técnica existente no centro comercial – baseado na solução SIEBE, entretanto descontinuada – foi decidido pelo dono-de-obra aproveitar esta remodelação para proceder à substituição integral do sistema tendo assim a EnerOne executado o projecto do Sistema de Gestão Técnica Centralizada de todo o centro comercial, e não só da zona a intervencionar.

A solução técnica adoptada foi baseada nos Automation Server AS-P da Schneider Electric, sendo o software de supervisão o Enterprise Server da mesma marca.

PT

Schneider Electric distingue parceiros EcoXpert

Maio 2018


A Schneider Electric reuniu no passado dia 3 de Maio em Aveiro, a rede de parceiros EcoXpert para o seu Encontro Nacional, momento para os presentes conhecerem as recentes soluções e tendências digitais IoT para o mercado. Com foco na transformação digital, o evento serviu igualmente para os parceiros certificados compartilharem a sua experiência, e familiarizarem-se com os sistemas de gestão integrada de edifícios baseados em arquitecturas EcoStruxure.

A Schneider Electric reuniu no passado dia 3 de Maio em Aveiro, a rede de parceiros EcoXpert para o seu Encontro Nacional, momento para os presentes conhecerem as recentes soluções e tendências digitais IoT para o mercado. Com foco na transformação digital, o evento serviu igualmente para os parceiros certificados compartilharem a sua experiência, e familiarizarem-se com os sistemas de gestão integrada de edifícios baseados em arquitecturas EcoStruxure.

Momento especial, foi a entrega de certificados EcoXpert 2018, incluindo 4 certificados Master – um deles entregue à Domótica SGTA. No seguimento desta entrega o Francisco Pombas fez uma breve apresentação da empresa e das perspectivas para o futuro.

PT

Aeroporto Humberto Delgado – Lisboa

Maio 2018


No âmbito do processo contínuo de renovação do Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, a Sotécnica adjudicou à Domótica SGTA mais um trabalho de alteração ao sistema de gestão técnica centralizada da Aerogare. Desta feita trata-se da zona do check-in das partidas.

A alteração consiste basicamente num único quadro de gestão técnica com quase 200 pontos físicos, estando previstos 3 controladores TAC Xenta 401 para garantir este número de sinais. Tal como noutras zonas da Aerogare, estão previstas as integrações com analisadores de rede e uma UTA.

PT

Centro Santander Totta – Piso 0

Maio 2018


A Domótica SGTA está a envolvida na remodelação do Piso 0 do Centro Santander Totta da Praça de Espanha..

As soluções técnicas são semelhantes aos restantes pisos já executados – Pisos 5 a 8 – com algumas singularidades

As soluções técnicas são semelhantes aos restantes pisos já executados – Pisos 5 a 8 – com algumas singularidades

PT

Hotel Horizonte – Luanda

Maio 2018


Foi adjudicada à Domótica SGTA a execução do Sistema de Gestão Técnica do futuro Hotel Horizonte em Luanda, cujo promotor é a Imuvip, detentora da cadeia de hotéis VIP.

O projecto é da autoria da DAR e, embora a muito pequena flexibilidade do projectista para aceitar alterações às especificações técnicas dos equipamentos, foram introduzidas várias alterações às listas de pontos, fruto da realidade dos vários equipamentos que actualmente estão a ser instalados em obra – quadros eléctricos, centrais de bombagem de água, grupos geradores, sistema de bombagem de gasóleo.

O projecto é da autoria da DAR e, embora a muito pequena flexibilidade do projectista para aceitar alterações às especificações técnicas dos equipamentos, foram introduzidas várias alterações às listas de pontos, fruto da realidade dos vários equipamentos que actualmente estão a ser instalados em obra – quadros eléctricos, centrais de bombagem de água, grupos geradores, sistema de bombagem de gasóleo.

O projecto é da autoria da DAR e, embora a muito pequena flexibilidade do projectista para aceitar alterações às especificações técnicas dos equipamentos, foram introduzidas várias alterações às listas de pontos, fruto da realidade dos vários equipamentos que actualmente estão a ser instalados em obra – quadros eléctricos, centrais de bombagem de água, grupos geradores, sistema de bombagem de gasóleo.

PT

Centro Santander Totta – Piso 5

Abril 2018


A Domótica SGTA está a participar na remodelação do Piso 5 do Centro Santander Totta da Praça de Espanha.

Com alguns ajustes, no essencial este piso terá uma solução técnica idêntica aos pisos 6 e 7, com dois quadros de gestão técnica (um em cada torre) cada um com um Automation Server AS-P da Schneider Electric e um controlador DALI de 4 canais LDALI-ME204-U da Loytec.

Está ainda prevista a integração dos controladores de VCs fornecidos com o equipamento (Daikin) e dos analisadores de rede dos quadros eléctricos.

O sistema do Piso 5 será integrado no sistema de gestão técnica centralizada existente no Centro Santander Totta da Praça de Espanha.

O banco Santander Totta adjudicou directamente à Domótica SGTA a execução desta subempreitada.

PT

BNP PARIBAS – Edifício Pórtico

Março 2018


O banco BNP Paribas vai ocupar os pisos 3, 4 e 9 do Edifício Pórtico, localizado na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, n.º 79 – 81 em Lisboa.

Os projectos de instalações eléctricas e mecânicas do interior dos 3 pisos foram da autoria da NeoGet, tendo a solução técnica do projecto considerado um quadro de gestão em cada piso.

PT

Mini-Preço – Lojas High Convenience

Março 2018


Integrado no projecto de Gestão Técnica e telegestão das Lojas do Grupo Dia, foi adjudicado à Domótica SGTA um lote de 32 Lojas High Convenience. A solução técnica destas 32 lojas já considera o Automation Server AS-P da Schneider Electric.

Com a inclusão destas 32 lojas, e algumas outras também previstas para 2018, todo o projecto deverá integrar no final do ano cerca de 150 lojas.

PT

Centro Tecnológico da Google no Lagoas Park

Março 2018


O centro tecnológico será instalado nos Pisos 0, 1 e 2 do Edifício 1 (antigo Lote 7) do Lagoas Park.

O centro tecnológico será instalado nos Pisos 0, 1 e 2 do Edifício 1 (antigo Lote 7) do Lagoas Park.

O sistema previsto no projecto considera 2 novos quadros de gestão técnica por piso (num total de 6) e alteração nos quadros de gestão do Piso -1 e do Piso Técnico, totalizando cerca de 650 pontos físicos e 1450 pontos integrados via protocolo. O projecto considera ainda o controlo de 121 ventiloconvectores e o controlo de iluminação DALI, recorrendo aos controladores ECY-PTU-107 da Distech com os respectivos módulos de expansão, tendo sido aprovados pelo cliente os novos painéis tácteis modelo Unitouch.

O sistema previsto no projecto considera 2 novos quadros de gestão técnica por piso (num total de 6) e alteração nos quadros de gestão do Piso -1 e do Piso Técnico, totalizando cerca de 650 pontos físicos e 1450 pontos integrados via protocolo. O projecto considera ainda o controlo de 121 ventiloconvectores e o controlo de iluminação DALI, recorrendo aos controladores ECY-PTU-107 da Distech com os respectivos módulos de expansão, tendo sido aprovados pelo cliente os novos painéis tácteis modelo Unitouch.

PT

Communications and Information Academy – Oeiras

Março 2018


Vão ser 24 milhões de euros que, em termos globais, serão investidos na construção da nova Escola de Comunicações e Sistemas de Informação, a NCI Academy.

A escola, que estará pronta em 2018 e começará a funcionar no ano lectivo seguinte, terá capacidade para ministrar cursos a um total de seis mil alunos por ano. Os alunos e professores terão à sua disposição 100 gabinetes, 43 laboratórios e 26 salas de aula.

O concurso público para a obra foi ganho pela Mota-Engil. A empreitada inclui a construção de um novo edifício e a adaptação da messe existente no chamado Reduto Gomes Freire em Oeiras.

A empreitada de instalações eléctricas e AVAC foi entregue ao Departamento de Electromecânica da Mota-Engil.

O Sistema de Gestão Técnica Centralizada será constituído por 15 Quadros de Gestão Técnica (GT), todos eles com Automation Servers da Schneider Electric, num total de cerca de 2.800 pontos físicos.

O Sistema de Gestão Técnica Centralizada será constituído por 15 Quadros de Gestão Técnica (GT), todos eles com Automation Servers da Schneider Electric, num total de cerca de 2.800 pontos físicos.

O software de supervisão – Enterprise Server – será instalado num servidor, existindo ainda duas Workstations dedicadas à supervisão e operação do sistema. Em complemento, o interface homem/máquina poderá ainda ser realizado através de 10 painéis tácteis de 15 polegadas LVIS-3ME15-A1 da Loytec a montar nas portas de 10 GTs

PT

Teatro Rivoli

Fevereiro 2018


Num processo que teve o seu início em 2014, a Domótica SGTA tem vido a substituir parcialmente o Sistema de Gestão Técnica Centralizada do Teatro Rivoli no Porto que originalmente estava equipado com equipamento da marca SIEBE.

Em Dezembro de 2017 foi adjudicada uma empreitada global por forma a permitir a conclusão da substituição integral do sistema de controlo de AVAC.

Foram instalados Automation Servers da Schneider Electric no lugar dos controladores SIEBE previamente existentes, tido sido desenvolvido todo o software de supervisão associado.

PT

Mercado Municipal de Ferreira do Alentejo

Fevereiro 2018


Encontra-se a decorrer a bom ritmo a empreitada da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo da Reabilitação do Mercado Municipal e Arranjos da Zona Envolvente.

A obra orçada em cerca de 650 mil euros terá comparticipação comunitária no âmbito dos Planos de Acção de Regeneração Urbana (PARU). Este projecto tem por base a requalificação do edifício como um todo, no contexto da sua localização urbana e importância multiusos que o mesmo deverá ter.

O edifício irá dispor de um pequeno sistema de controlo de AVAC, tendo a Domótica SGTA apresentado uma proposta técnica baseada num controlador LIOB-586 da Loytec com operação através de um painel táctil L-VIS de 7”. O nosso cliente será a Glofuid.

PT

Nova School of Business and Economics – Carcavelos Campus

Janeiro 2018


Este foi considerado o projecto de arquitectura e engenharia que melhor reflecte o desafio proposto pela Nova SBE que consiste na projecção de uma escola de economia e gestão que funcione como um íman para atrair o melhor talento do mundo, contribuindo para o objectivo de colocar a faculdade no top 10 dos rankings na Europa.

O novo campus deverá oferecer um espaço moderno e atractivo para professores e alunos, maximizando, simultaneamente, o extraordinário potencial do terreno de 10 hectares, localizado junto ao forte de São Julião da Barra que a Câmara Municipal de Cascais gentilmente disponibilizou.

O novo campus da Nova SBE tem capacidade para 5000 pessoas e pretende responder à procura de candidatos para estudar na Nova SBE que tem crescido a mais de 30% ao ano, nos últimos 5 anos.

O novo campus aposta em oferecer grande qualidade académica aliada ao estilo de vida “Cascalense” – parecido com o estilo de vida “Californiano”... mas ainda melhor – único na Europa.

Competindo com as melhores da Europa, a Nova SBE irá atrair estudantes de todo o mundo, pelo que foi concebida num terreno com uma área de 83.000 m2 junto ao mar, frente à Praia de Carcavelos, com edifícios baixos (máximo três pisos) e amplos espaços verdes exteriores.

Serão introduzidos mecanismos de modelação do terreno que orientem os percursos no seu interior de acordo com a estrutura do conjunto. Não considera a presença de automóveis à superfície (parque de estacionamento enterrado para 562 lugares) e terá uma passagem subterrânea sob a Estrada Marginal o que permitirá um acesso directo e privilegiado para a Praia de Carcavelos.

Este campus universitário terá acesso aberto a todas as pessoas e está totalmente vocacionado para uma experiência de ensino participativa e colaborativa, na vanguarda da tecnologia e que maximiza a interacção entre as pessoas. O novo campus fomenta a colaboração online da mesma forma que a interacção física.

A construção do Campus de Carcavelos foi adjudicada ao consórcio formado pelas construtoras Alves Ribeiro e HCI, tendo todas as instalações técnicas ficado a cargo da empresa João Jacinto Tomé, que adjudicou à Domótica SGTA o projecto de sistema de gestão técnica centralizada que contempla 3 sub-sistemas, todos integrados numa única plataforma de supervisão:

- Sistema de gestão das instalações eléctricas;

- Sistema de gestão das instalações de AVAC;

- Sistema de controlo de iluminação DALI.

O primeiro contempla 31 quadros de gestão técnica, designadas em projecto por Unidades Locais (ULs), num total de 1700 pontos físicos e integrações com analisadores rede (6 un.), Grupo Gerador, UPS (5 un.), sistema fotovoltaico, e contadores de energia (122 un.)

O sistema de gestão do AVAC ainda se encontra em processo de revisão final mas deverá contemplar 16 quadros de gestão técnica, num total de 400 pontos físicos mas com mais de 2500 pontos de integração com 44 Unidades VRF Exteriores e 65 UTAs e UTANs.

Estes dois sistemas foram desenvolvidos tendo por base os Automation Servers da Schneider Electric – AS-P e AS-B – consoante a dimensão das distintas ULs.

O projecto do sistema de controlo de iluminação DALI foi revisto pela Domótica SGTA para se adaptar ao equipamento da Loytec, resultando em 25 controladores L-DALI, de um, dois e quatro canais DALI, complementados por dimmers e módulos de relés da Helvar, módulos de entradas e multisensores da Loytec e por painéis tácteis da Lunatone.

PT

Clínica de Santo António

Janeiro 2018


A Clínica de Stº António é uma unidade hospitalar equipada e desenvolvida para acolher todos os tipos de situações clínicas, com meios auxiliares de diagnóstico e de tratamento.

Foi a primeira clínica privada portuguesa concebida para prestar assistência em medicina, cirurgia geral e especialidades cirúrgicas e obstetrícia-maternidade, quimioterapia e radioterapia.

A Clínica de Stº António faz parte da Lusíadas Saúde desde o final de 2016.

Integrado num processo de remodelação que abrangerá várias zonas do complexo, a Domótica SGTA foi contratada por duas entidades para instalar o sistema de gestão técnica.

A empresa MegaAvac está responsável pelas instalações mecânicas do internamento permanente e Cardiologia, Mulher e Imagiologia.

À empresa Ariagás foi adjudicada a subempreitada das instalações de AVAC dos blocos operatórios.

Espera-se futuras remodelações de novas zonas da clínica isto porque se prevê que os respectivos sistemas de gestão técnica serão integrados no que agora irá ser instalado.

A solução técnica proposta respeita o projecto dos EACE – Automation Severs da Loytec instalados em quadros de gestão técnica, com supervisão através de software LWEB-900 e painéis tácteis L-VIS em cada uma das zonas (3 no total).



grupo domotica sgta contactos / localização

mapa »
Domótica SGTA
Alameda Roentgen, nº2A 1ºC
1600-759 Lisboa Portugal
 info@domotica.pt
 (+351) 21 711 06 60
 (+351) 21 711 06 61
mapa »
Invensis- Inov. e Sist. Informáticos
Alameda Roentgen, nº2A 1ºC
1600-759 Lisboa Portugal
 invensis@live.com.pt
 (+351) 21 711 06 60
 (+351) 21 711 06 61
140x140 mapa »
Efficient Buildings
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 CJ 72 Vila Nova Conceição
04543-011 São Paulo - Brasil
 info.br@domotica-sgta.com
 (+55) 11 9 5800 9269
140x140 mapa »
SGTA Angola
Av. 21 de Janeiro,101
Morro Bento - Luanda,Angola
 info.ao@domotica-sgta.com
 (+244) 94 565 96 00
140x140 mapa »
Domótica SGTA
Calle Motilla del Palancar, nº 18, Local 17
28043 Madrid - Espanha
 info@domotica-sgta.es
 (+34) 91 721 68 49
140x140 mapa »
Domótica SGTA Moçambique
Av. 25 de Setembro, 1509 - 6º andar, porta 06
Maputo - Moçambique
 info.mz@domotica-sgta.com
 (+258) 84 826 50 46

Copyright © 2015, Development & Design by: Invensis