O Edifício 52 faz parte integrante de um empreendimento constituído por três edifícios de escritórios e comércio designados Edifício 52, Edifício 54 e Edifício Tenente Espanca. Os edifícios são compostos por 4 pisos em cave destinados a estacionamentos, arrecadações e áreas técnicas (Pisos -4 a -1), 1 piso de comércio (Piso 0) e 8 pisos destinados a escritórios (Pisos 1 a 8).

Cada um dos edifícios encontra-se fisicamente separado dos restantes e com acessos distintos, existindo, no entanto, zonas comuns partilhadas entre si, como sendo as caves que possuem acesso único diretamente do exterior a partir da Rua Tenente Espanca e uma zona de logradouro exterior ao nível do Piso 1 cujo acesso é efetuado internamente por cada um dos edifícios. As zonas comuns partilhadas fazem parte integrante de um edifício autónomo designado por Edifício Condomínio.

Assim, e com o objetivo de individualizar os investimentos referentes a cada edifício, os projetos de execução foram organizados em três processos de construção, sendo denominados por:

- Edifício 52 e Edifício 54, referentes à intervenção dos trabalhos a executar nos Pisos 0 a 9 de cada edifício (incluindo os blocos de acessos dos pisos negativos);

- Edifício Condomínio, referentes à intervenção dos trabalhos a executar nos Pisos -4 a -1 e Logradouro do piso 1 (áreas de Condomínio comuns entre os edifícios 52, 54 e Tenente Espanca).

O projecto de instalações foi da responsabilidade do gabinete Energia Técnica. Embora no projecto de Gestão Técnica Centralizada estivesse considerada a solução Enterprise Building Operation da Schneider Electric, o projecto de AVAC considerava uma solução para controlo dos ventiloconvectores com termostatos KNX, a integrar no Sistema de Gestão Técnica Centralizada.

Após a adjudicação da empreitada de AVAC e GTC à Frostline, a Domótica SGTA apresentou uma alternativa com um RP-C-16A da Schneider Electric com 4 painéis tácteis para controlar de forma individualizada 4 ventiloconvectores, alternativa essa que foi aprovada pela equipa projectista e fiscalização.

A solução técnica de GTC respeita o projecto e considera dois quadros de gestão técnica em cada um dos edifícios – 52 e 54 – e um quadro de gestão técnica para o “condominio”, num total de 830 pontos físicos. Foi ainda considerado um controlador DALI de 4 canais da Loytec nos edifícios 52 e 54. Estão ainda previstos mais de 3.600 pontos integrados através de protocolos BACnet, ModBus e M-Bus.

A solução de supervisão prevista em projecto e apresentada pela Domótica SGTA considera um servidor em cada um dos 3 edifícios com uma licença de de Enterprise Server da Schneider Electric.

Inovamos hoje para construir os edifícios inteligentes e eficientes de amanhã.

Na Domótica SGTA, combinamos tecnologia, engenharia e inovação para transformar edifícios em espaços inteligentes, eficientes, confortáveis e seguros. Desenvolvemos soluções personalizadas de automatização e controlo que permitem gerir, de forma centralizada e intuitiva, os principais sistemas técnicos de um edifício — desde a iluminação e climatização, à segurança, consumos energéticos e muito mais.

Somos especialistas em Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios – SACE – criando soluções inteligentes que optimizam o funcionamento dos vários sistemas existentes, garantindo uma melhor performance energética, maior eficiência operacional e elevados níveis de conforto para os ocupantes. Cada projeto é único e pensado à medida das necessidades do cliente e das características do espaço.

A nossa tecnologia de ponta permite o controlo local ou remoto de todos os sistemas, integrando ferramentas de monitorização, arquivo e análise de dados. Esta integração proporciona uma gestão mais eficiente, permitindo reduzir consumos, antecipar falhas, melhorar a manutenção e garantir uma operação mais sustentável e económica.Trabalhamos com os mais avançados sistemas de automação do mercado, sempre com o objetivo de criar edifícios mais inteligentes, conectados e preparados para os desafios do futuro. A nossa abordagem alia inovação, funcionalidade e tecnologia, respondendo às exigências dos edifícios modernos e das organizações que os utilizam.

Com uma equipa técnica altamente especializada e vasta experiência em projetos de diferentes dimensões e sectores, ajudamos empresas, organizações e entidades públicas a reduzir custos operacionais, a aumentar a eficiência energética e a melhorar significativamente a experiência dos utilizadores dos seus espaços.

Na Domótica SGTA, acreditamos que os edifícios do futuro serão mais sustentáveis, mais eficientes e mais inteligentes. Trabalhamos todos os dias para que essa realidade esteja cada vez mais próxima dos nossos clientes.